quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Plenário Mirim!

Oi!

Essa é a minha primeira postagem! ^^
Queria inaugurar o blog com alguma receitinha, vocês que me conhecem já sabem né?! No entanto resolvi postar uma iniciativa que achei simplismente fantástica!
"Crianças serão deputados por um dia!"
É isso mesmo! Finalmente conheci um projeto que direciona um olhar a criança como um cidadão ativo que tem o dever e o direito de participar da nossa sociedade! Neste projeto, os alunos de até 14 anos de idade terão a oportunidade de conhecer como trabalham os deputados do nosso país!
O ano de 2006 foi o primeiro em que as crianças ocuparam o Plenário para apresentar, discutir e votar em projetos de lei elaborados por elas mesmas.
O que você faria para melhorar o nosso Brasil?



A "Educação como política e cidadania" é o principal objetivo do Plenarinho.

Câmara Mirim

O que é?
O Câmara Mirim é um programa educativo promovido pelo Plenarinho que simula uma sessão ordinária da Câmara dos Deputados. No dia do evento, alunos do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre todos os projetos enviados pelas crianças. O evento dura aproximadamente 3 horas.

Inscrição de Projetos de Lei
Para participar da seleção das propostas que serão votadas na sessão mirim, as crianças precisam escrever e enviar, pela internet ou por correio, um projeto de lei de acordo com as instruções e os exemplos disponíveisno portal Plenarinho (www.plenarinho.gov.br/camaramirim). As crianças cujos projetos forem selecionados serão trazidas a Brasília pela Câmara dos Deputados e apresentarão suas prpostas na sessão mirim.

Para mais informações entrem no site e confiram!  O Plenarinho é um site educativo, é como se fosse uma versão mirim da Câmara dos Deputados que não só envolve este programa como também fornece dados sobre assuntos diversos como educação, sáude e cultura!
Não deixem de icentivar seus filhos, sobrinhos, amigos, conhecidos e similares! ;)

Beijos, até a proxima!

8 comentários:

  1. Oi, parabéns pelo blog, está bem legal.Gostei do texto, esse projeto é interessante!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Chai!!! É com iniciativas iguais a essa que o Brasil precisa para que todos saibam como funcionam as leis em nosso país,realmente as crianças devem saber como são elaboradas as leis em nosso país!!!!
    Bjsssssssssss... continue asssim.
    Sua prima querida
    Paula!!

    ResponderExcluir
  3. Essa e uma boa iniciativa pois as crianças irao conhecer o que os politicos fazem , aprender e quem sabe interessar em ser um deputado, vereador, presidente..... e já pensarem nas mudanças que devem fazer em nosso país.Afinal as crianças são o futuro do país.

    ResponderExcluir
  4. Toow te seguindo jah...
    Muito boa essa iniciativa!
    Se essas crianças perceberem a responsabilidade que assumir um cargo como esse, amanhã teremos políticos mais compromissados com a democracia e o povo!

    ResponderExcluir
  5. Aaaah... e a receiiiita???
    Tem q postaar!

    ResponderExcluir
  6. Sinto dó das crianças,como disserá Rousseau,em outras palvras "As crianças nascem puras mas a SOCIEDADE as conrrompem". Se para se inserir na sociedade é necessário estar atrelado aos fundamentos da política, estamos perdidos... Aff, e quando penso em Tiririca, Pópó,etc. Passo mal.

    ResponderExcluir
  7. Então já nascemos perdidos! Na minha opinião todos devem exercer os seus direitos tanto na política como em outras questões sociais. É pela falta de iniciativa e interesse, e mais de inquietação que a nossa sociedade (futuramente composta por esses "adultos") se cala frente a tantas injustiças.
    Defendendo meu peixe... heheheheh

    ResponderExcluir
  8. Muito importante essa proposta!
    Pecisamos olhar para as criancas como seres vinculados a tais modificacoes na economia, no social e etc..!
    Muito parabens pelo blos, que esta o MAXIMO!
    Beijao

    ResponderExcluir


Volte sempre!