terça-feira, 2 de novembro de 2010

Abra o leque!

ÉTICA HACKER E CIBERCULTURA

Já cansei de ouvir pessoas falando: "Hackearam meu orkut", "Hackearam meu msn"... E recentemente acabei descobrindo que este termo, ou mais precisamente se referir a pessoas que causam danos deste tipo como hackers está errado!!! Esses "cibercriminosos" são denominados crackers e não hackers.
Mas afinal o que são hackers?
São pessoas que tem como paixão utilizar seus conhecimentos sobre softwares e hadwares em prol do desenvolvimento e do compartilhamento das informações. Os hackers se importam em ajudar aos outros com seus conhecimentos, e é esse sentimento de colaboração que caracteriza a ética hacker. Nesse sentido, há uma cooperação que atua no sentido de democratizar o saber. Os hackers, por desenvolver softwares, atuam especificamente no desenvolvimento do software livre, o que contribui para a inclusão digital, uma vez que este não é restrito, e como já vimos no vídeo anterior, o código fonte do software livre pode ser modificado e adaptado de acordo com as suas necessidades. 
Aiai... E a imprensa muitas vezes não ajuda nem na divulgação dos termos corretos. Ou somos nós que não damos o verdadeiro sentido a estas informações?
Hoje, vivemos em mundo que venhamos e convenhamos, se configura cada vez mais como individualista. E nada melhor que esta noção de ética hacker, como princípio para  uma nova concientização de convivência humana, pois segundo Nelson Pretto, esta não está só ligada a tecnologia mas a todos os campos do conhecimento.
Nesse contexto, onde as tecnologias reconfiguram cada vez mais o nosso meio social, a cibercultura nos faz refletir sobre a nova relação com o saber.
Abra o leque!
 Muitas vezes, as coisas são muito mais difíceis quando dependem de nós, é sim. Mas precisamos ampliar a nossa visão e compreender que além da inteligência individual, este novo modo de vida nos permite uma inteligência coletiva, ou seja, permite compartilhar.
Então, você que com certeza está inserido na cibercultura, e participa do compartilhamento de ideias, conhecimentos, já compreende, até mesmo sem querer o que é ética hacker.
 A adaptação é a lei mais importante da vida. Sem adaptação não há evolução, e é neste contexto em que as novas relações com a velocidade da informação, com as novas formas de interação, e com a inteligência coletiva que precisamos ampliar o nosso leque e aprender que na vida, o individualismo não tá com nada. 

Compartilhe: "Crackearam meu orkuuuut!"

Pegou?

2 comentários:

  1. Oi Chaiene! Você sempre trazendo temas interessantíssimos para a discussão. Realmente, é importante que saibamos o que significa, de fato, o termo hacker, para não cometermos equívocos né. Ah, gostei da parte em que você fala: "...o individualismo não tá com nada.". Muito legal esse pensamento! Um grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Chai! Muito importante esse esclarecimento,como você já mencionou é comum sim, as pessoas estarem fazendo uso do termo hackers de maneira equevocada,até eu mesma fazia uso sem ao certo saber do que se tratava,é o saber do senso comum, uma pessoa fala,logo todos comecam a falar também.Ainda bem que hoje posso estar esclarecendo quando escuto alguem fazer uso errado da palavra hackers,explicando as diferenças entre HACKERS e CRACKERS.

    ResponderExcluir


Volte sempre!